terça-feira, 9 de agosto de 2016

ge.ne.ro.si.da.de


Hoje o significado da palavra generosidade causou-me um certo espanto: "virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interesses em benefício de outrem; magnanimidade"; "comportamento que expressa bondade; particularidade de quem se sacrifica em benefício de outra pessoa".

Vejam que o conceito de generosidade, na grande maioria dos dicionários, parte do autossacrifício.


Comecei a lembrar das pessoas que são ditas generosas e percebi um ponto quase que comum: raramente são generosas consigo mesmas, não olham para si, não se colocam em primeiro lugar.


Precisamos ressignificar esse conceito, abolindo a crença do sofrimento como meio para o merecimento, do sacrifício como passo necessário para a lapidação espiritual.


Amanhã não será melhor, se no hoje não agirmos diferentemente em relação à nossa própria vida. Um presente insuportável não terá como prêmio um amanhã sensacional.


Nós somos a nossa maior tarefa! Quando nos dedicamos ao outro e evitamos olhar para as nossas próprias necessidades, invariavelmente preencheremos a nossa história com "e se eu" e "mas se eu".


Ajudar faz bem, ouvir faz bem, doar faz bem. Mas quem se cura, faz ainda melhor! Faz um favor a toda existência.


Quem se cura dá um passo fora da zona de conforto (sim, permanecer em dor acontece dentro da zona de conforto) e produz uma espécie de campo magnético, movimentando tudo o que há em volta.


Quem se cura deixa de ser figurante em um filme dramático e assume o papel de protagonista em uma história de amor.


É um farol. É um sopro de esperança. É um exemplo. É um incentivador. É um vencedor.


Olhe para a sua dor e a acolha, como se um presente fosse. Ela traz em si o aprendizado que grita para ser visto. Tudo está no lugar certo, inclusive ela - mostrando o que deve ser movimentado.


Esse é o mais importante aprendizado do sofrimento: OLHAR PARA DENTRO E, ENTÃO, MOVIMENTAR-SE COM DOÇURA.


Assim eu definiria generosidade: "qualidade de quem transborda amor próprio à toda existência. essência em ação. amor em movimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário