sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Seja a melhor célula do seu sistema!




Certo dia, por algum motivo, células do endométrio chegaram à cavidade abdominal.

As células locais as identificaram: eram antígenos! Células estranhas, invasoras.
A resposta do sistema imune foi imediata. Os macrófagos iniciaram o seu trabalho de eliminá-las completamente.

Alguns organismos, por razões desconhecidas, acabariam por poupá-las e acolhê-las, o que, a longo prazo, poderia incapacitar o útero, o órgão que lhes deu origem, por conta de uma endometriose.

Uma célula uterina não encontra função fora de seu ambiente. Além de não estar cumprindo a sua função de forma adequada, está trazendo desequilíbrio.

Cada órgão, cada célula, exerce uma função especial e indispensável ao todo. A sua forma de trabalhar em conjunto é, exatamente, dar o seu melhor onde está, fazendo o que sabe fazer melhor.

Assim como é no grande, é no pequeno. Assim como é em cima, é embaixo. Assim como é dentro, é fora. Lei Hermética da Correspondência.

Na Bíblia é possível encontrar analogia similar em Coríntios 12:

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porquanto, assim como o corpo é uma só unidade e possui muitos membros, e todos os membros do corpo, ainda que muitos, constituem um só organismo, assim também ocorre em relação a Cristo. Pois todos fomos batizados por um só espírito, a fim de sermos um só corpo; quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só espírito. Porque também o corpo  não é constituído apenas de um membro, mas de muitos. Se, porventura, o pé disser: “porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E, se a orelha reclamar: “porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a capacidade de ouvir? Se o corpo todo fosse audição, onde estaria o olfato? Em verdade, Deus pôs cada um dos membros segundo a Sua vontade. E. se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Sendo assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode ordenar à mão: “não tenho necessidade de ti!” Tampouco a cabeça pode declarar aos pés: “não preciso de vós!” (...) Desse modo, quando um membro sofre, todos os demais sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e, cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse corpo. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.”

Todos nós sabemos há quanto tempo esse texto foi escrito. Já faz 2.000 anos e, até hoje, não o assimilamos.

Há os que cuidam dos doentes. Há os que fazem caridade. Há os que recebem mensagens. Há os que propagam mensagens. Há os que se comprometeram a implementar novas formas de viver e se relacionar. Há os que elevam a vibração com a sua alegria e leveza. Há os que traduzem sentimentos através da dança, da música, da escrita.

Não existe peça alguma sem serventia e não existe caminho que não leve a Deus, ainda que seja no fundo de um poço.

Existe um trecho maravilhoso de Khalil Gibran, bastante propício: “Deus fez a Verdade com muitas portas para receber todo crente que nelas bater. Ele as abre para todos os que batem com a mão da fé.”

Eis a promessa do Criador: procure com zelo os seus melhores dons e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

De nada adianta sorvermos conhecimento, se continuarmos agindo com ignorância. Consciência precisa andar de mãos dadas com a reforma íntima.

Essa é a mudança de comportamento que gostaríamos de propor para esse início de ano: deixe de se comportar como uma célula invasora e também deixe de se comportar como uma célula de defesa.

Abandone a luta. Abandone o julgamento. Abandone o hábito de se comparar.

Em vez disso, seja a melhor célula do seu sistema, dê 100% de si em tudo o que fizer e encontre prazer no caminhar.

Onde estamos ninguém pode fazer melhor que nós. E se não o fizermos, quem fará?

Como disse, certa vez, o meu amado Luis Fernando Rostworowski, alinhe o “como” (a forma de caminhar), que o “o que” (o propósito) se manifestará a todo momento.

Como?

Nenhum comentário:

Postar um comentário