terça-feira, 8 de março de 2022

Quem fui e quem sou






Certa vez eu participei de uma vivência em um grupo de mulheres que me rendeu uma semana de recordações dolorosas. 

Foram sete dias revivendo todas as agressões que eu sofri na vida. 

Agressões que eu sofri por parte de mulheres. 

Algumas delas eu sequer tinha percebido. Até aqueles dias. 

Desde as bofetadas na primeira série do primário, até os cancelamentos silenciosos (daqueles que não te dão chance de defesa), revivi todas.  

Com uma diferença: eu pude olhar para todas elas com compaixão, porque, naquele momento, eu já era capaz de reconhecer a agressora que, também, fui.  

Eu já era capaz de reconhecer as dores imensas que se escondiam atrás de uma mulher, pois escapei a poucas delas. 

Eu já era capaz de caminhar de mãos dadas com os erros que cometi, sem ocultá-los dos meus próprios olhos (e, muitas vezes, só deles) quando aconselhava ou ouvia outra mulher. 

Eu já era capaz de discernir o que estava sob a minha responsabilidade e não assumia culpas indiscriminadamente. 

Eu já era capaz de entender que existe uma memória cármica poderosa que impede as mulheres de comunicar, com exatidão, o que sentem e o que necessitam. 

Eu já sabia quem eu era. E eu já sabia que não havia nenhum ser perfeito caminhando nesse planeta. 

Eu pude fazer a pazes com as minhas memórias, mas nem sempre tive a oportunidade de fazer as pazes com as memórias que outras mulheres carregam de mim. 

Hoje, em vez de desejar um feliz dia das mulheres, eu ancoro um pedido de perdão pelas dores que eu causei a cada uma das mulheres cuja vida eu toquei.  

Assim como vocês, eu estava vivendo a minha vida e chorando as minhas dores da maneira que me foi possível. 

Desejo que aprendamos a nos comunicar, que conheçamos as nossas necessidades e saibamos expressá-las com transparência, que tenhamos segurança para estabelecer limites. 


3 comentários: