segunda-feira, 25 de junho de 2018

Nem o sabão é só sabão.




Há algum tempo fiz um curso de saboaria.

Ontem, lavando a louça, eu revi todos os processos na minha mente.

Os sabões são feitos a partir de gordura (animal ou vegetal). O que transforma a gordura em um produto diferente é a soda cáustica (basicamente esses são os dois componentes dos sabões). A soda cáustica tira a gordura da zona de conforto e, com um pouco de movimento, transforma-a em algo completamente diferente.

Há dois processos básicos: o processo a frio (mais lento, de dentro pra fora) e o processo a quente (mais rápido, de fora pra dentro, com a utilização de um agente externo que eleva subitamente a temperatura). Ambos os processos precisam de um período de cura, para que o excesso de água seja eliminado, permanecendo, apenas, o que é necessário.

Alguma semelhança entre o aprendizado pelo amor e o aprendizado pela dor?

Mais que isso, após a transformação, a gordura se transforma em um desengordurante. Algo capaz de arrastar consigo o que ele, antes, era.

Como tudo, muito mais profundo do que parece.

Nem o sabão é só sabão.

Um comentário:

  1. Querida Talita, seus textos são como você! O espelho de uma alma linda,rica de delicadeza e amor. Merecem serem vistos e lidos! Além de encantar, estão cheios de belas dicas para um fazer consciente, no mundo que desejamos transformar. A terceira dimensão pode se tornar o Lar terreno de Amor, para o qual foi destinado, a partir do nosso despertar diário, da Presença Divina ancorada em nós, Nós pequeninos gestos,muitas vezes anônimos, mas conhecidos por Deus que nos habita. Querida, imensa gratidão pelo seu fazer, que nos plenifica e inspira. Vou divulgar!!

    ResponderExcluir